” Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um anglicismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação.
“O acaso só favorece a mente preparada” – Louis Pasteur.
A palavra Serendipismo se origina da palavra inglesa Serendipity, criada pelo escritor britânico Horace Walpole em 1754, a partir do conto persa infantil Os três príncipes de Serendip. Esta história de Walpole conta as aventuras de três príncipes do Ceilão, actual Sri Lanka, que viviam fazendo descobertas inesperadas, cujos resultados eles não estavam procurando realmente. Graças à capacidade deles de observação e sagacidade, descobriam “acidentalmente” a solução para dilemas impensados. Esta característica tornava-os especiais e importantes, não apenas por terem um dom especial, mas por terem a mente aberta para as múltiplas possibilidades.
Serendib é o nome que os comerciantes árabes da antiguidade deram ao actual Sri Lanka (um entre vários nomes dados a esta ilha através de sua história, sendo que os cartógrafos gregos antigos a chamavam de Taprobana; já o atual nome do país significa Terra Resplandecente no idioma sânscrito, conforme registrado nos antigos épicos indianos Mahabharata e Ramayana; finalmente, com a chegada dos portugueses, a ilha recebeu o nome luso de Ceilão, do qual deriva a versão inglesa Ceylon).”
Ou seja de acordo com a sábia frase de Louis Pasteur “O acaso só favorece a mente preparada”, mostra que a boa sorte depende do quanto sua mente está preparada, neste contexto a mente contempla tanto do lado cognitivo e racional quando o lado emocional. Desta forma, constatamos que se você se desenvolver de forma integral e sistêmica naturalmente sua sorte vai sempre lhe favorecer, isso dá origem a vários outros ditos famosos tais como “Quanto mais eu trabalho mais sorte eu tenho” – Thomas Jefferson.
Isto posto fica a recomendação indispensável de leitura para conquista de uma vida extraordinária – A BOA SORTE – Alex Routra Celma / Fernando Trias de Bes.
A todos um maravilhoso dia de conquistas com muita sorte!!
Tradução do texto da imagem:
“Só porque, não é
o que você estava com expectativa,
Não quer dizer que não é tudo
que você vem esperando…”
Autor: Rubens Paes Barreto
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.