Você está com as competências certas para 2020?!

Em quanto tempo seu cargo, função ou empresa será substituído pela tecnologia? O que será do futuro? E que futuro é esse que está cada vez mais próximo….você é um dos que sonha em colocar seu filho numa faculdade de medicina e acha que ele terá emprego garantido?

Antigamente se falava em 20, 30 anos para se ter mudanças significativas…hoje pesquisas apontam para no máximo 5 anos! O Quanto temos investido somente em conhecimento cognitivo e racional sendo que isto pouco aparece na lista das habilidades que serão mais requeridas no futuro?

Exercício Rápido: Quantas horas na sua vida você investiu em Escola, Faculdade, MBA, Pós Graduação, Linguagem de Computador, etc (Inteligência Cognitiva)? E quantas horas você investiu na sua capacidade de: falar em Público, Mindfullness, Terapia, Coaching, etc (Inteligência Emocional)

Só para se ter uma idéia, daqui a 3 anos mais de um terço das competências que hoje são consideradas importantes terá mudado…você deve estar se perguntando, como assim? “Acabei de terminar um MBA de Processos que é super importante hoje, mas daqui a poucos anos já não vai servir mais?!!”

De acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial, até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar. E nesse relatório ele destaca as 10 habilidades que todo profissional vai precisar até 2020 para ter sucesso em sua carreira! Na figura abaixo são destacadas estas 10 habilidades em ordem de prioridade.

A inteligência emocional que antes nem aparecia nas habilidades exigidas no mercado em 2015, hoje ocupa o sexto lugar na lista para 2020. E hoje a Neurociência tem ferramentas que desenvolvem de forma acelerada 7 dos 10 pontos mais requisitados de acordo com o Fórum Econômico Mundial.

O uso da Neurociência será fundamental para acelerar a nossa reprogramação mental e se destacar no mercado.

Segundo o economista espanhol José Ramón Pin, professor da IESE Business School, a gestão adequada das emoções é uma habilidade que pode fazer profissionais passarem pela crise com mais serenidade e sem perder o “espírito de luta”.

Além disso, de acordo com Gartner, renomado instituto de pesquisas de tendências mercadológicas, estima-se que 70% dos “Empregos dos Sonhos”, tais como Advogados, Médicos e Negociadores de Bolsa de Valores serão extintos do mercado nos EUA até 2023, e essa taxa acelera ainda mais para 90% até 2030! Observa só essa figura abaixo!

Mas e você? Como vem desenvolvendo essas habilidades, principalmente a inteligência emocional? Você vem se auto responsabilizando pelo desenvolvimento delas ou está esperando seu chefe mandar você fazer o curso que você precisa para isto?

Se médicos e advogados estão na berlinda, o que acontece com a função de gestor de empresas, que pelo menos particularmente eu não via como podia ser substituída por se ter vivido assuntos tão complexos e variáveis durante 15 anos….pois bem, se você pensava como eu é melhor fazer uma pesquisa no google e ver o que uma empresa na Califórnia está criando, um Robô Gerente que terceiriza a função de Gerente de Projeto para grandes empresas com o objetivo de eliminar a média gerência das empresas da seguinte forma: quando a empresa decide contratar um novo projeto, o software executa uma rotina:

  • Primeiro decide quais funções podem ser automatizadas
  • Precisamente define onde seres Humanos são necessários
  • Vai buscar no mercado free-lancers para estas posições e os contrata
  • Depois de achado o software distribui as tarefas para os humanos
  • A seguir ele controla a qualidade do trabalho, monitorando a performance individual de cada um até o projeto ser complementado.

Veja um estudo completo de como os gerentes podem ser substituidos: https://www.youtube.com/watch?v=WSKi8HfcxEk&t=214s

Enfim, embora achemos que nossa função não está na mira da tecnologia, é importante por precaução ficar sempre de olho aberto. Caso queira acelerar suas próprias competências, necessárias para o futuro, em breve falaremos como a Neurociência pode contribuir para esse seu futuro, mostrando cases reais do que já vem acontecendo na prática! Se você quiser saber mais sobre este tema, receba mais informação deixando seu contato aqui abaixo:

[mc4wp_form id=”4029″]

PS – Para quem quiser saber mais sobre o estudo do fórum econômico mundial há um artigo na Exame que tem um resumo em português, que você pode acessar clicando aqui. E para quem quiser ler na íntegra o estudo (disponível só em inglês) clique aqui