“O corpo é apenas um recipiente para a alma” e essas palavras não poderiam ser mais verdadeiras. As dores emocionais resultam em sensações físicas negativas, afetando partes distintas do corpo. Nosso ser físico reflete tudo que se passa no interior da alma, na vida emocional, é todo um reflexo das nossas experiências e sensações, sejam elas boas ou ruins.
Não há como negar que as dores emocionais são sentidas fisicamente no nosso corpo em forma de desconforto, dores, tensão, etc. Nosso corpo reflete as dores do nosso coração e de tudo que se passa na nossa mente. Nós carregamos o estresse da nossa vida, literalmente, nas costas, como um peso enorme que pressiona nosso corpo
Essas dores emocionais atingem muito a região orofacial, causando muitos sintomas desagradáveis tais como a enxaqueca, as dores na musculatura facial, na nuca, o bruxismo dentre outros…

Exemplos comuns:

  • Dor de cabeça: basicamente é afetada pelo estresse, sobrecarga de trabalho e atividades, pressão e falta de tempo para o lazer e relaxamento.
  • Dor no pescoço: Falta de flexibilidade, intolerância e teimosia.
  • Dor e sensação de peso nos ombros: muita negatividade, olhar negativo para as experiências vividas, pressão para tomar decisões.
  • Dor nas costas: carência afetiva, não se sentir amado, segurar sentimentos e não expressar emoções.

Qual dor você esta sentindo hoje? Você é o comandante da sua vida ou é um simples passageiro?
Você ja parou para refletir sobre as suas dores emocionais?

Autora: Cláudia Almeida