Durante décadas, ouvimos sempre nossos familiares falarem a mesma coisa, e condicionamos nossos pensamentos para o sucesso dos nossos filhos com a seguinte lógica:

  • Matricular os filhos em um bom colégio -> passar em uma faculdade renomada -> Fazer um MBA -> Entrar numa multi-nacional -> ganhar dinheiro -> Ter uma família = Filhos Felizes para o resto da vida!

Pasmem: recentemente o cientista Shawn Achor de Harvard descobriu que essa receita está, felizmente, totalmente errada! Isso mesmo, em estudos científicos em mais de 120 países comprovaram que o caminho das pessoas de sucesso começa justamente pelo oposto, ou seja, viva com felicidade e desta forma a probabilidade de sucesso, será muito maior em todas as áreas da sua vida. Ditos populares transmitem isto como, por exemplo “faça as coisas com amor e seja bem sucedido”!

Estudos comprovam que apenas 10% da nossa felicidade é influenciada pelo mundo externo.  Nós somos responsáveis pelas nossas emoções, independente do que acontece no mundo . Este livro tem um exemplo, dentre vários, que validam esse nosso “poder” mental:

  • Estudos descobriram que pessoas que assistem menos TV, principalmente telejornais, que mostram notícias violentas, são significantemente mais felizes dos que as pessoas que não o fazem, e a psicologia constatou que estes, tem capacidade de julgamento muito melhor a respeito dos riscos e recompensas nas suas decisões diárias.

Dado que a capacidade de julgamento nas suas decisões define as suas ações e por consequência o que você constrói. Este fato isolado, por si só, já retrata o quanto de influências externas deixamos afetar nossas decisões. Imagine todos os comentários no trânsito, as mensagens nos grupos de whatsapp, os e-mails de colegas de trabalho….

O quanto você se resguarda para ser o decisor mais certeiro e correto nos desafios do seu dia? Ou você não perde um dia de Jornal Nacional?

Nosso poder mental não para por aí, em outra passagem o autor descreve uma experiência em um grupo de limpeza de uma empresa, dividindo-o em duas metades. Um deles se manteve como estava e no outro se passou a informação de quantas calorias eles gastavam e como os exercícios que eles faziam eram equivalentes aos exercícios de uma academia,  (isso foi apenas uma informação). Resultado: depois de algumas semanas, os cientistas Crum e Langer, descobriram que os que foram informados perderam peso, e mais, seus níveis de colesterol baixaram significativamente, quando comparado ao outro grupo. Nenhuma solicitação foi feita a eles, eles apenas souberam que estavam fazendo exercícios e os reflexos físicos apareceram.

O quanto deste poder….dentro de sua cabeça….sinceramente, você está se preocupando em utilizar para seu sucesso e o sucesso dos seus filhos?

Autor: Rubens Paes Barreto