Entenda a importância da Neurociência e Inteligência emocional para inovação!
Venho presenciando, gestores, diretores, Vp’s e até presidentes perdendo seu sono vendo a imagem deste infográfico acima, e alguns se perguntam: “O que eu preciso fazer para dar o próximo passo?” outros dizem “Que tecnologia eu preciso implementar para estar inovando?”. Um deles veio me perguntar qual a diferença de BIG Data, BI e Analytics, pois ele precisava inovar….ou seja, cada um correndo para um lado querendo estar preparado para alguma coisa que de fato não se sabe o que é… e isso me lembrou uma conversa informal, com uma empresária no ramo de transportes, apelidada de “Jane”.
Estava explicando à ela, sobre o que aconteceu com a Blockbuster, após a inserção da Netflix no mercado. Depois expliquei sobre os Taxistas, que do “dia para a noite”, perderam 50% do seu mercado para o UBER, que surgiu, destacando-se com um serviço muito mais cabível, surpreendendo com inovação e excelência no seu atendimento, e quando estava explicando sobre a próxima onda de choque no ramo de hotelaria, que vem sofrendo com a diferença dos valores oferecidos pelo AirBnB, percebi ela me olhando com uma expressão cética de que já tinha ouvido falar destas histórias, ela me interrompeu e disse:
“Ahhh, isso acontece nestes mercados, mas no MEU mercado de transportes de veículos, isso NUNCA vai acontecer, eu tenho contratos com grandes montadoras…”
Surpreso com esta reação, vi alí uma ótima oportunidade para contar minha experiência como consumidor exatamente no ramo onde ela atuava:
No início de 2015 fiz um projeto no Nordeste e quis levar meu carro para Paraíba… todos os orçamentos que fiz, ficaram entre R$ 1.600,00 a R$ 2.200,00…quando despretensiosamente, procurei no Google algum “AirBnB” que estivesse entrando neste mercado de transportes.
Surpreendentemente encontrei vários sites que já estavam fazendo este processo de compartilhamento de cargas, com um atendimento ainda em evolução, ainda que meio amadores, mas bastante atentos às mudanças do mercado no seu segmento, me apresentaram um orçamento de imprevistos R$ 852,00 …(METADE do preço das transportadoras tradicionais)!
Agora sob um olhar receoso daquela empresária, lancei a seguinte pergunta: “Tem certeza, que esta inovação nunca chegará na sua empresa? Até quando seus atuais contratos com grandes montadoras vão ser garantia da sua sustentabilidade?
Foi neste momento que percebi que existem os níveis de zona de conforto de cada empresa assistindo este fenômeno, listei alguns:
- Essa tecnologia nunca vai atingir meu mercado.
- O trabalho que eu tenho só dá para fazer com Pessoas.
- Já estou inovando com BIG Data e Machine Learning
- Já montei um Ciclo de Pitch presentations para as StartUps se apresentarem para mim.
Colaborem nos comentários com frases que vocês tem ouvido nas salas de reunião…
Cada vez mais claro e mais importante as definições das aulas de MBA da “Difusão da Inovação”: Inovadores 2,5%, Visionários 13,5%, Pragmáticos 34%, Conservadores 34% e Céticos 16%.
Este gráfico retirado do livro, Thinking, Fast and Slow de Daniel Kahneman (e editado com a lápide) nos lembra disso. Mas a pergunta que fica é: Vendo a velocidade de adoção do UBER e AirBnB, será que a lápide continua apenas no fim do gráfico?
O que importa é que para cada uma destes 4 primeiros níveis, de zona de conforto, existem suas barreiras e dificuldades, no entanto é unânime que em diversos estudos sobre o tema, (desde 2007 em um MBA que compramos da FGV – Gestão de Inovação) sempre a principal barreira é a cultura das pessoas, ou mapas mentais como foi constatado pelos docentes da FGV. Nem as empresas inovadoras estão seguras.
O que vai acontecer com o UBER, quando o carro autônomo se popularizar com a popularização das tecnologias da TESLA?
Portanto, em qualquer segmento que você atue, considerar expertise no desenvolvimento de pessoas através da neurociência e Inteligência Emocional para lidar com a inovação, emerge como “O alicerce” de um prédio em construção.
Neste contexto, empresas que acham que vão resolver todos os seus problemas apenas, investindo ou comprando tecnologia, mudando processos estarão fadadas ao insucesso. É cada vez mais imprescindível considerar a importância do alinhamento de seus profissionais, para atingir a alta performance otimizando seu tempo, lidando e liderando com excelência, coragem, disciplina e persistência, através da reprogramação mental com métodos neurocientíficos.
E você… o que você tem feito pela sua empresa para não ser atropelado por esta nova era?
Inove – Transforme – Surpreenda. Lidere não somente a sua empresa, mas também o seu mercado
No dia 04 de julho de 2017 o Deep Learning Institute, ministrará uma palestra, mostrando “O Poder na Neurociência para a Inovação” no auditório Google Campus.As inscrições serão no dia 25/06 até dia 02/07. Para receber o link de inscrições e mais 2 artigos sobre o tema inscreva-se em:
www.deeplearninginstitute.com.br/googlecampus
Rubens Paes Barreto: é co-fundador do Deep Learning Institute, há 18 anos no mercado de inovação e tecnologia, assíduo nos estudos de como o ser humano pode atingir alta performance nas organizações, levando estas consequentemente a alta performance.
#inovacaodeverdade #altaperformance #neuroinovation #personalmindtrainer #mindengineer